Abrir um negócio exige mais do que coragem e dinheiro. Sem dúvida alguma, esses dois elementos são muito importantes para o processo, mas o que realmente determinará o sucesso ou o fracasso de uma empresa é o planejamento estratégico preparado para ela. Tal método possui diversas etapas e características que precisam ser levadas a sério para que possam, de fato, surtir efeitos positivos. Que tal aprender alguns com a ARISE? Confira!

Análise de mercado

O primeiro passo de qualquer planejamento empresarial é estudar o mercado e, especificamente, o segmento no qual o seu negócio será inserido. É um mercado crescente? Quem é o público dele? O que esse público costuma procurar? É um mercado aberto a inovações?

Todas essas questões, entre outras, precisam ser respondidas antes de tudo começar. Com os dados e informações em mãos, ficam muito mais fácil fazer os ajustes necessários e adentrar no mercado com as ferramentas, os produtos e os serviços certos.

Análise de SWOT

Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Esse é o significado da palavra SWOT, um método de análise muito utilizado na indústria que coleta dados importantes a fim de caracterizar o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) de uma empresa.

O SWOT, para muitos negócios, é a base do planejamento estratégico devido a sua efetividade e simplicidade. Além disso, é um processo extremamente versátil, que pode ser utilizado também em diversas ações dentro da empresa, como a criação de um novo produto ou serviço, por exemplo.  

Alinhar valores e processos

Com a empresa tomando forma, é hora de pensar nos valores e processos cultivados por ela. O que a sua empresa defende? Como os valores base dela estão presentes dentro de cada processo que ela realiza?

Essa parte pode parecer um pouco complexa e, realmente, não é uma etapa engessada na qual podem ser aplicadas fórmulas prontas. Cada empreendimento possui seus próprios valores e encontra seus meios de uni-los aos seus processos de produção e administrativos.

Por isso, pense muito bem com sua equipe!  

Planejamento de ações

Outro importante passo dentro de um planejamento estratégico é montar um cronograma de ações. Saber quando realizar determinados processos, quando se lançar no mercado, quando divulgar um produto ou serviço novo ou delegar atividades é essencial para um bom andamento de uma empresa.

Uma dica para suceder nessa etapa é estudar o mercado e absorver referências. Um olhar afiado para o segmento de atuação também é um diferencial. 

Mensuração e otimização

Por fim, lembre-se de incluir em seu planejamento a mensuração e a otimização de todos os processos ligados ao seu negócio. Analise meticulosamente o que está dando certo e o que não está, os números ligados ao seu empreendimento, desempenhos e busque formas de otimizar o que é necessário.

E isso vale não apenas para o início da empresa, mas durante todo o seu decorrer. Reuniões mensais (ou até semanais, dependendo do caso) ajudam muito na evolução de qualquer negócio.

Se você precisa de ajuda para montar um planejamento estratégico personalizado para a sua empresa, fale conosco. Será um prazer lhe ajudar!