O Instagram é uma das redes sociais que mais cresceram nos últimos tempos. Aliás, se tornaram uma das plataformas preferidas dos jovens, que migraram em peso do Facebook para a ferramenta de fotos. O que se deve, em boa parte, à instantaneidade oferecida pelo aplicativo que, além disso, permite ampla interatividade e recursos. Porém, não foi só a população mais nova que fez essa transição. Atualmente, muitas empresas e marcas também se apresentam muito mais ativas no Instagram do que em outras redes sociais. E, com isso, algumas táticas e estratégias comerciais focadas na plataforma surgiram.
A compra de seguidores realmente funciona?
A resposta para esse questionamento é: não. Resumidamente, tudo gira em torno de como você quer abordar o seu perfil no Instagram e o que anseia com ele. Se você quer grandes números e quantias aliadas à engajamento, por exemplo, a compra de seguidores não é a forma ideal de conseguir.
Afinal, é importante lembrar: quantidade não representa qualidade. No caso da compra de seguidores, o número de novos pessoas não agregará, necessariamente, valor ao seu negócio. Inclusive, o efeito pode ser o contrário.
Por que a compra de seguidores pode ser perigosa?
Para começar, os seguidores provenientes da compra são aleatórios e, muitas vezes, fakes (perfis de pessoas que não existem). Ou seja, são pessoas que não demonstram nenhum tipo de interesse pelo seu negócio ou que sequer estão realmente lá.
Por isso, se você espera que a compra de seguidores vá alavancar suas vendas, temos péssimas notícias. A verdade é que você estará pagando, simplesmente, por números que não irão interagir ou ajudar seu negócio a crescer.
E isso pode ser perigoso porque, com a popularização dessa estratégia, não é difícil identificar quais perfis se utilizam dela, ou não.
Dessa forma, se algum novo cliente em potencial (cliente real) for até seu perfil e perceber que o seu público é composto quase que exclusivamente de pessoas aleatórias (às vezes até estrangeiras) ou fakes (inexistentes), sua credibilidade despenca e você perde alguém valioso, que estava pronto para embarcar em sua marca ou empresa.
Para deixar bem claro, portanto, nossa sugestão é: fique longe de compras de seguidores.
Como posso crescer rapidamente no Instagram, então?
Criar e cultivar um perfil prolífico exige paciência e planejamento. Logo, antes de pensar nos números, pense em bons conteúdos. Planeje assuntos interessantes e relevantes que gerem fotos e vídeos envolventes, chamativos e que despertem, no mínimo, a curiosidade dos seus seguidores.
Faça isso com antecedência e, conforme as novidades forem aparecendo, vá encaixando na agenda.
Lembre-se também de explorar os stories, postando coisas rotineiras da empresa, brincadeiras, enquetes, etc. Isso ajuda a movimentar o seu perfil e manter seus clientes engajados e envolvidos com seu negócio diariamente.
Outro ponto importante é a interação. Sempre responda com agilidade os comentários, elogios e críticas. Aposte em uma linguagem mais informal e que dialogue com os discursos das redes sociais, mas sempre de forma respeitosa e responsável.
Feito isso, é hora de ter paciência. No mundo online, as coisas podem acontecer muito rapidamente, mas não há fórmula para tanto. Pratique a regularidade, interaja muito e lance conteúdos legais.
Com isso, seu perfil tem tudo para crescer e conquistar cada vez mais popularidade e seguidores!
Porém, se você está sem tempo ou criatividade para bombar o seu Instagram, não se preocupe. Nós podemos te ajudar. Fale conosco!