Com o crescimento avassalador de redes sociais como o Instagram e o Facebook e plataformas como o YouTube, muitas mudanças ocorreram no meio online. O surgimento de influenciadores digitais, por exemplo, foi uma delas. Atualmente, é comum ver pessoas com altos poderes de alcance e de influência que construíram suas personas como blogueiros, vlogueiros, youtubers e assim por diante. São figuras que possuem audiências com números que batem os milhões. E é exatamente por isso que a sua marca pode se beneficiar e muito de parcerias com elas. 

Por que investir em uma parceria com influenciadores digitais?

Já pensou em fazer a sua marca atingir milhões de usuários de uma só vez? Pois é. Os influenciadores digitais podem fazer isso acontecer com uma simples menção do seu negócio em um de seus textos, vídeos, fotos, stories ou outras ferramentas que utilizam nas redes sociais.

De uma forma muito rápida, a sua empresa pode ganhar milhares de seguidores e atingir outro patamar de relevância. E, não, não é um exagero.

Tudo vai depender do nível de influência da pessoa com a qual você se aliar e como vai apresentar sua marca para o público dela (para que ele se torne o seu também). Para isso, é necessário planejamento.

Como firmar uma parceria relevante e lucrativa

O primeiro passo é se inteirar bem do assunto. E isso significa pesquisar muito sobre quais influenciadores estão em alta no momento, quais são os seus conteúdos e quais possuem algum tipo de conexão com aquilo que você está oferecendo e podem comunicar melhor os seus produtos ou serviços.

Lembrando que é interessante procurar em todas as plataformas populares (Instagram, Facebook, YouTube, Twitch, etc) e não apenas em uma. 

Quando você tiver alguns nomes em mão, é hora de entrar em contato e orçar. Geralmente, os influenciadores deixam e-mails de contato em seus materiais justamente para que possam receber ofertas de parcerias.

Quanto ao investimento, mais uma vez, tudo dependerá do nível do influenciador. Pessoas com menor alcance, seguidores e números, provavelmente, cobrarão valores menores.

Por outro lado, se você optar por um grande influenciador, é bom separar um valor significativo para investir. Todavia, o retorno também será maior. 

Neste cenário, a estratégia é: para alcance nacional e grande repercussão, os influenciadores maiores são mais eficazes. Se você tem uma marca local e visa atingir apenas os seus arredores, contudo, procure por pessoas que sejam influentes na sua região.

Cuidados gerais

Apesar do bom retorno que os influenciadores trazem, é importante lembrar que há certos riscos na parceria.

Como sua marca estará atrelada a uma pessoa, para o bem ou para o mal, uma coisa será automaticamente associada à outra quando algo acontecer.

Digamos, por exemplo, que o influenciador que está divulgando sua marca fala ou faz algo comprometedor e é extremamente criticado por isso, perdendo seguidores, números, etc.

Isso significa que sua marca também irá perder a relevância pela qual você pagou e esperava. Pior do que isso, há a chance de internautas criticarem também a sua empresa por ter se juntado àquela figura. 

Porém, como tudo na internet, é difícil prever um episódio como esse. Entretanto, casos assim são exceções e a possibilidade de que tudo corra bem é muito maior. 

Case PET MUITO POP

Recentemente, o pet shop PET MUITO POP (Curitiba), um de nossos clientes, trabalhou com duas influenciadores digitais locais (Bruna Barbie e Barbara Millicent) a fim de divulgar ainda mais o estabelecimento.

Parcerias que mediamos e acompanhamos para que tudo fosse satisfatório para todas as partes.

Se você também sonha com parcerias como essas, mas não sabe como fazê-las acontecer, não se preocupe. Nós estamos aqui para ajudar. Fale conosco e saiba como!