O e-mail marketing, como já exploramos em outro post aqui no blog ARISE, é um aliado muito importante quando o assunto é fortalecimento de laços com os consumidores. Isso porque, por meio da ferramenta, é possível manter contato quase que direto com os seus clientes, estimulando-os a permanecerem próximos à sua empresa ou marca. Algo que pode ser feito por meio de envios de promoções, lançamentos, condições especiais e quaisquer informações relevantes do seu negócio que possam ser pertinentes ao público.  Mas digamos que você já tem utilizado o e-mail marketing e, ainda assim, percebeu que a taxa de conversão é muito pequena ou inexistente. Nesse caso, o que fazer para acertar o alvo? Confira nossas dicas!

 

Invista na regularidade

Regularidade é um dos alicerces do sucesso quando se fala em e-mail marketing. Por isso, quando ele é utilizado muito esporadicamente, as chances de seus clientes se lembrarem de você diminuem. Não há tanto impacto e não se criam laços.  

O que não significa dizer, por outro lado, que é preciso transbordar a caixa de e-mails de sua lista de contatos para que as coisas melhorem.

O segredo aqui é equilíbrio e frequência. Estipule uma rotina (semanal, por exemplo), pense previamente nos assuntos que quer partilhar com seus clientes e, então, faça os disparos estrategicamente. 

 

Conteúdo é a alma do negócio

Além de frequência, os e-mails marketing exigem bons conteúdos. E o que se entende por “bons” é: interessantes e relevantes.

Enquanto você criar conteúdos que não chamem a atenção dos seus consumidores, suas taxas de conversão continuarão no negativo. Para virar esse quadro, pense de forma empática. Pergunte-se: como cliente, o que eu gostaria de ver?

Promoções, por exemplo, são assuntos de alto interesse. Bem como lançamentos de produtos ou mudanças drásticas na empresa ou marca. Ações sociais, que agreguem valor ao seu negócio, também são ótimas pedidas.

Porém, mais do que pensar nisso tudo (relevância), imagine como você apresentará tais conteúdos (interesse). Seja criativo e tente despertar o interesse de seus contatos. Envolva-os e estimule-os a fazer parte do seu empreendimento.

 

Atualize e segmente sua lista de contatos

Outro importante fator que afeta e muito o desempenho dos e-mails marketing é a lista de contatos para a qual eles são enviados.

Pode ser, por exemplo, que você tenha uma lista super extensa, mas que esteja repleta de pessoas que não têm interesse algum pelo seu negócio. Ou seja, todo o trabalho que você teve em montar um e-mail marketing interessante e relevante, na maior parte, pode ser desperdiçado. 

Por isso, atualize com frequência seus e-mails e mantenha sua lista sempre compacta e segmentada. Assim, a probabilidade de que pessoas respondam seus envios e se engajem mais com eles é muito maior.

Tente, também, segmentar suas mensagens por interesse para que o número de respostas seja crescente e mais assertivo.  

Outra opção interessante é terceirizar a produção para uma agência que fique responsável pela criação desses e-mails marketing. Nesse caso, podemos bater um papo e avaliar a sua situação detalhadamente. Que tal?